A maioria das crianças começam a andar sozinhas mais ou menos entre os 11 e 16 meses com os pés planos nos chão. Mas, algumas crianças andam na ponta do pé, começando com o apoio quase todo nas pontas. Esse padrão de marcha normalmente desaparece após 6 meses que ela começou a andar ou, em outros casos, até o fim do terceiro ano de idade ele praticamente some.
Quando isso persiste após os 3 anos de idade…
Quando isso persiste após os 3 anos de idade, a criança normalmente consegue ficar em pé com seus pés planos no chão quando esta parada, mas assim que começa a andar ou correr ela o faz nas pontas dos pés. Isso é o que chamamos de marcha digitígrada.
E quando já foram feitas avaliações com os médicos ortopedista, pediatra e neurologista, sem diagnóstico/causa para justificar o que esta acontecendo, e o que chamamos de marcha digitígrada idiopática. Isto quer dizer que a criança anda na ponta dos pés sem causa conhecida.
Estudos sobre o assunto
Ainda não há estudos suficientes, ou alguém que tenha descoberto porque algumas crianças preferem andar sobre a ponta dos pés. Mas sabemos que em comum a maioria dessas crianças andam com joelhos extendidos (ou quase), andam na ponta dos pés com os dois pés, conseguem ficar em pé com os dois pés retos no chão, tem o físico adequado para manterem-se brincando com outras crianças da mesma idade e comumente tem alguém na família que também andou na ponta dos pés quando era criança.
Muitas vezes as famílias não buscam ajuda profissional quando notam que a criança sempre anda na ponta dos pés. Algumas até acham “bonitinho andar como bailarina” ou dizem o quanto “é fofo ele sempre alegre e saltitante”.
Mas a falta de avaliação e orientação por um profissional da área pode levar a diversas desordens músculo esqueléticas.
O quanto antes esse padrão for identificado, mais fácil será a prevenção de problemas musculares. Isso porque as crianças que andam constantemente nas pontas dos pés podem desenvolver encurtamentos de tendões e músculos da parte posterior das pernas e com isso acontece a diminuição da amplitude de movimentos dos tornozelos. Também pode ocorrer diminuição de forca dos músculos da parte anterior das pernas. O que acaba se tornando uma bola de neve, pois fraqueza somada a encurtamentos causara mais dificuldade para colocar os calcanhares no chão.
Calçado Ideal:
A procura pelo calcado ideal também e uma preocupação constante entre pais e profissionais. Um calcado apropriado deve ser escolhido com calma, e ha de se fazer testes, pois ele não vai corrigir o problema mas pode ajudar a criança a manter os calcanhares mais próximos ao chão.
Para essas crianças e preciso lembrar de alguns detalhes importantes quando forem procurar novos calcados:
- sapatos mais firmes ou rígidos são sempre melhores do que aqueles maleáveis ou macios especialmente na parte do meio da sola;
- a parte de trás do calcanhar deve ser forte e rígida para não permitir que se dobre ou que pisem em cima;
- calcados de cano alto (ou pelo menos os que vão ate os ossinhos laterais acima do tornozelo) e com sola ampla (que apoie toda a sola do pé) oferecerão sempre um melhor suporte para os pés.
Tratamentos
Na maior parte dos casos as crianças com marcha digitígrada não precisam de cirurgias. E os tratamentos tao importantes podem servir para corrigir ou para prevenir que piore.
Durante o tratamento são trabalhados alongamentos, fortalecimentos e algumas vezes os médicos indicam também a utilização de gessos ou órteses.
Há linhas de tratamento que utilizam de injeções de Toxina Botulínica A no intuito de diminuir a forca do tendão e músculos do calcanhar. Com isso, prevene o andar na ponta dos pés.
E a fisioterapia trabalha com intensidade todos os pontos importantes para minimizar os riscos de alterações posturais futuras e da orientações sobre os melhores exercícios ou atividades que devem ser feitos em casa.
E importante lembrar que nem sempre e possível conseguir um padrão de marcha “perfeito”, mesmo apos tratamentos. Pois tudo depende da intensidade do padrão, do seguimento de orientações em casa e do tempo que demorou para a criança passar por avaliação e receber o tratamento adequado.
Shirlei Fridman Rosenberg | Fisioterapeuta
Crefito 3/35831F
Contato: shifrosenberg@gmail.com | (11) 99928.1888
O post Crianças que andam na ponta do pé apareceu primeiro em Mamis na Madrugada.
from Mamis na Madrugada https://ift.tt/3Crorgv
via Mamis na Madrugada
por Mamis na Madrugada https://ift.tt/3AuJw97
via Mamis na Madrugada
por Romero Advocacia https://ift.tt/3CynYJd
via Mamis na MAdrugada
Nenhum comentário:
Postar um comentário